Considere estes requisitos para obter o máximo do Wialon.
Navegador web
Recomendamos usar a versão mais recente de um dos seguintes navegadores da Web:
- Google Chrome;
- Mozilla Firefox;
- Opera;
- Microsoft Edge.
Desenvolvemos o Wialon levando em conta as versões mais recentes dos navegadores mencionados. É possível que, em outras versões ou navegadores, o Wialon ou algumas de suas funções não funcionem corretamente ou não funcionem de forma alguma.
Capacidades do computador
A capacidade do computador afeta a operação do navegador. Os pontos-chave para um alto desempenho são CPU (processador central) e capacidade de memória RAM. Processadores de vários núcleos não afetam a operação do navegador na maioria dos casos. A exceção é o Google Chrome que pode utilizar mais de um núcleo em seu funcionamento.
Considerando as informações mencionadas acima, os requisitos mínimos são:
- CPU com clock de 1,6 GHz;
- 512 MB de memória RAM.
já os requisitos recomendados são:
- CPU com clock de 2,4 GHz (recomenda-se um processador com dois ou mais núcleos se o Google Chrome for usado);
- 2 GB de memória RAM.
O tamanho do monitor e a resolução da tela também devem ser levados em consideração. Quanto maior o monitor, mais dados são consultados do servidor e processados pela CPU. Por esse motivo, o programa pode funcionar perfeitamente em uma tela de 17 polegadas, mas começar a ficar lento na de 22 polegadas. A solução para monitores grandes é não usar um navegador em modo de tela cheia. Esse problema é acontece principalmente com baixa velocidade da conexão com a Internet.
O software antivírus, bem como a coleta de dados reais das unidades, pode diminuir o desempenho do computador. Se o Wialon estiver lento, é possível adicioná-lo à lista de exceções ou simplesmente desabilitar o monitoramento do antivírus durante a sessão do Wialon. É possível também criar uma regra que permita ao Wialon realizar qualquer atividade na rede.
Conexão com a internet
Uma conexão com a Internet de 1 MB é suficiente para o funcionamento normal do Wialon em um computador. Se mais de um operador for trabalhar simultaneamente, faça um teste de velocidade e escolha a velocidade mais adequada.
Ao trabalhar com Wialon, seu endereço IP não deve ser alterado durante a sessão.
Medidas de otimização
Aqui estão algumas dicas que ajudarão a melhorar o desempenho do Wialon nos casos em que mais de cem unidades estiverem conectadas.
Navegador web
O navegador web desempenha um papel muito importante. Use apenas os navegadores especificados na lista de navegadores suportados. O Google Chrome é o mais eficiente, seguido pelo Mozilla Firefox e Opera. O mais lento, de acordo com nossos testes, é o Internet Explorer.
O desempenho do sistema de monitoramento depende fortemente do sistema de eventos do navegador no qual o Wialon é iniciado. Cada navegador tem seu modelo de evento individual. Como o sistema de rastreamento é bastante dinâmico e os percursos se atualizam em um intervalo de até 2 segundos, alguns navegadores (o Internet Explorer, por exemplo) não conseguem processar uma quantidade tão grande de eventos. A solução aqui é usar um computador mais potente.
Gráficos e dicas de contexto
Para garantir que todos os elementos da interface sejam exibidos corretamente, é recomendável usar um computador com resolução de tela de 1920x1080. Além disso, uma escala de 100% deve ser selecionada nas configurações do navegador e do sistema do computador.
A exibição de elementos gráficos no mapa e nas listas consome recursos de processamento do computador. Caso perceba que seu navegador está ficando mais lento, tente desabilitar a exibição dos seguintes elementos: unidades, cercas eletrônicas, lugares, percursos, bem como nomes, setas de direção e 'caudas' de unidades (esses elementos podem ser desabilitados com o ajuda dos três botões correspondentes a eles no menu Camadas visíveis). Limite o número de unidades exibidas na aba Monitoramento. Limite o número de outros objetos exibidos em outras abas que são usadas com frequência (use o filtro para isso). Ative apenas os elementos necessários para o que está trabalhando no momento.
As configurações ideais para exibição das unidades podem ser ajustadas na seção Visualização da unidade no mapa da aba Configurações gerais. Além disso, se a velocidade da conexão com a Internet permitir e não houver restrições de consumo de dados, as cercas eletrônicas podem ser criadas no servidor ao invés de no navegador. Esta opção pode ser habilitada nas configurações do usuário na aba Configurações gerais, seção Outros itens no mapa.
As dicas de contexto e as informações adicionais sobre a unidade devem ser atendidas. É recomendado desligar os parâmetros que não são usados na seção Mostrar informações adicionais sobre a unidade da caixa de diálogo Configurações do usuário. Se necessário, desative todos os parâmetros. Caso hajam muitas cercas eletrônicas ou cercas eletrônicas compostas por vários pontos e a opção Presença em cercas eletrônicas estiver ativada, seu navegador poderá ficar sobrecarregado. Nesse caso, certifique-se de que esta opção esteja desabilitada.
Se a conexão com a Internet estiver lenta ou você precisar economizar dados, desative a renderização da cerca eletrônica no servidor. Além disso, ao usar relatórios com mapa, mensagens e percursos, apague o relatório quando ele não for mais útil.
Preste atenção que, para que os gráficos sejam exibidos, o navegador usado deve que suportar o componente WebGL. Caso o navegador ou o sistema operacional não ofereça esse suporte, ative a opção Renderizar gráficos no servidor na caixa de diálogo Configurações do usuário (a funcionalidade limitada estará disponível).
Consultas ao servidor
Quando o Wialon é iniciado, nem todos os dados são carregados de uma só vez. Isso acontece para acelerar o carregamento e a operação. É por isso que algumas ações executadas pela primeira vez podem levar mais tempo. Relatórios que consomem recursos (como relatórios sobre grupos ou relatórios com agrupamento e detalhamento) devem ser evitados. As linhas fechadas de detalização permanecem ocultas até que o usuário as expanda e, se houver cem ou mais linhas fechadas, o navegador poderá travar.