Unidade é um veículo, equipamento, pessoa, animal ou outro objeto móvel ou estacionário que está sendo monitorado.
Certifique-se de que o equipamento GPS (dispositivo) instalado em uma unidade esteja listado nos dispositivos integrados e configurado para apontar para o Wialon. Isso é necessário para que o sistema identifique corretamente os dados enviados pelo dispositivo.
Criação de uma unidade
- Clique no botão Novo na aba Unidades.
- Indique o nome da unidade.
- Selecione o tipo de dispositivo (o campo Endereço do servidor é preenchido automaticamente).
- Especifique a ID único do dispositivo para que o sistema possa identificar a unidade. Alguns tipos de dispositivos podem ter duos IDs (o campo adicional aparece à direita).
Para saber qual identificador deve ser usado para o dispositivo, consulte a seção Dispositivos integrados em nosso site. Para cada dispositivo compatível com o Wialon, o campo ID único especifica quais informações devem ser usadas como identificador. Pode ser o IMEI do dispositivo, o número de série ou um valor numérico personalizado que deve ser inserido pelo usuário. Por exemplo, para o Teltonika FMB630, as seguintes informações são exibidas:
O IMEI e o número de série geralmente estão listados na caixa do rastreador. Se a ID for personalizada ou desconhecida, use o Device Unique ID Checker.
Criação de um sensor
Na aba Sensores das propriedades da unidade, você pode criar, editar e excluir sensores. Por exemplo, vamos criar o sensor do tipo Sensor de ignição de motor, que é usado para detectar viagens e estacionamentos, bem como nos contadores de quilometragem e de horas do motor.
- Indique o nome do sensor.
- Na lista suspensa, selecione o tipo Sensor de ignição de motor.
- Especifique o parâmetro do sensor.
- Clique em OK.
Criação de um comando
Na aba Comandos das propriedades da unidade, é possível criar, editar e excluir comandos (solicitações para executar algumas ações enviadas à unidade). O conjunto de comandos suportados pela unidade depende do dispositivo em uso e de suas configurações. Por exemplo, vamos criar o comando Ativar saída (output_on), que pode, por exemplo, ligar a bomba de combustível da unidade.
- Indique o seguinte: nome do comando (1); tipo de comando (2); canal (o tipo de conexão) (3); número de telefone para o qual o comando deve ser enviado (4); direitos de acesso que o usuário precisa para executar o comando (5); índice de saída que deve ser ativado (6).
- Clique em OK (7).
O novo comando aparece na lista da aba Comandos das propriedades da unidade, bem como na aba Monitoramento, onde é possível ativar a execução do comando.
Depois de preencher todas as abas, clique em OK para criar uma unidade. A unidade aparece na lista do espaço de trabalho e é automaticamente adicionada à lista de trabalho na aba Monitoramento.
Após a criação, a unidade começa a enviar mensagens para o sistema (desde que o rastreador na unidade funcione corretamente). Cada nova mensagem é exibida no histórico.
Além das mensagens recebidas das unidades, o histórico também exibe outras ações do usuário (criação, edição e exclusão de elementos, etc.) e comandos enviados às unidades.