Para configurar a vinculação e separação de passageiros são necessários os seguintes direitos de acesso:
- Criar, editar e excluir passageiros. Para o recurso em que os passageiros foram criados.
- Usar unidade em tarefas, alertas, rotas, repetidores. Para as unidades que devem ser usadas ao vincular e separar passageiros automaticamente.
A vinculação dos passageiros a uma unidade refere-se à sua entrada em um veículo, e sua separação da unidade refere-se à saída. Os passageiros podem ser vinculados a unidades e separados delas apenas automaticamente. Isso requer equipamentos especiais, como etiquetas RFID.
Algoritmo de vinculação e separação
Ao entrar e sair do veículo, o passageiro deve aproximar uma etiqueta RFID no leitor conectado ao dispositivo do veículo. O código da etiqueta deve corresponder ao código especificado nas propriedades do passageiro e ao valor do sensor de passageiro criado nas propriedades da unidade.
Somente valores de texto ou valores inteiros de parâmetros podem ser usados como código.
O sistema recebe o mesmo código de etiqueta quando o passageiro é vinculado ou separado da unidade. Antes de configurar a vinculação de passageiros, considere o seguinte:
- A primeira ativação de tag dentro de um dia é considerada a vinculação do passageiro à unidade. Uma segunda ativação da mesma etiqueta na mesma unidade é considerada a separação do passageiro. Se outra ativação for registrada dentro de um minuto após a vinculação ou separação do passageiro, ela será considerada falsa e não será contabilizada pelo sistema.
- Se um passageiro for vinculado a uma unidade e, em seguida, sua tag for ativada em outra unidade, esse passageiro será automaticamente separado da primeira unidade e vinculado à segunda.
- Se um passageiro for vinculado a uma unidade, ele será separado dela automaticamente assim que o período especificado no campo Separação automática nas propriedades do passageiro terminar.
Configurando a vinculação e a separação automática
Para configurar a vinculação e separação automática de passageiros, siga os passos abaixo.
- Crie um sensor do tipo Sensor de passageiros para todas as unidades às quais se deseja que os passageiros sejam vinculados automaticamente. O parâmetro do sensor depende do dispositivo usado e de suas configurações.
- Na aba Passageiros, clique no ícone .
- Selecione o recurso ao qual os passageiros que deseja configurar a vinculação automática pertecem. Para saber quais passageiros pertencem a um determinado recurso, aplique a filtragem por recurso à lista de passageiros (exibida à direita do botão Novo).
- Clique em Seguinte.
- Selecione as unidades ou grupos de unidades aos quais os passageiros do recurso selecionado devem ser vinculados automaticamente. Para alternar entre as listas de unidades e seus grupos, use o ícone /. Para obter mais informações sobre a seleção de unidades, consulte Criando tarefas.
- Clique em OK.
A separação automática dos passageiros é realizada de acordo com o algoritmo descrito acima.
Para desabilitar a vinculação e separação automática de passageiros, clique no ícone , selecione o recurso, desmarque a seleção das unidades desejadas e salve as alterações.
Trabalhando com o histórico de vinculação
Para visualizar e editar o histórico de vinculações de passageiros, é preciso possuir o direito de acesso Requisitar relatórios e mensagens.
O Histórico de vinculações permite visualizar o histórico de vinculações e, se necessário, excluir entradas dele. Para realizar essas ações, clique no ícone à direita do nome do passageiro.
Para visualizar o histórico de vinculações, especifique o intervalo desejado e clique em Mostrar. Na lista de vinculações é possível ver a data e hora da vinculação ou da separação do passageiro, o status do passageiro e o nome da unidade.
Os seguintes ícones são usados para exibir o status do passageiro:
Ícone | Descrição |
---|---|
A vinculação do passageiro à unidade, ou seja, a entrada no veículo. À direita deste ícone encontra-se o ícone que permite alterar o status do passageiro para Separado. | |
A separação do passageiro da unidade, ou seja, a saída do veículo. À esquerda deste ícone encontra-se o ícone que permite alterar o status do passageiro para Vinculado. | |
A separação automática do passageiro da unidade, ou seja, a saída do veículo quando o período especificado no campo Separação automática das propriedades do passageiro terminar. Não é possível alterar esse status. |
É possível excluir uma vinculação ou separação incorreta clicando no ícone no final da linha. Se uma vinculação for excluída do histórico, ela também não será exibida nos relatórios.
Não é possível excluir a última vinculação ou separação registrada.