Fleetrun
Hecterra
NimBus
Outras aplicativos
Wialon for Android/iOS
Logistics
Wialon Local
Wialon Hosting
WiaTag
Configurator
LeaseControl
pt
Conteúdo
Configurações adicionais do sensor de nível de combustível
  • sensors
  • fuel_sensors

O sensor de nível de combustível tem configurações adicionais que são mostradas quando a opção Calcular dados nos relatórios de acordo com o sensor é ativada. Essas configurações são divididas em basicas e avançadas.

Calcular dados nos relatórios de acordo com o sensor

Esta opção permite detectar drenos, abastecimento e consumo de combustível. Se habilitada, os dados calculados pelos sensores de nível de combustível são incluídos na linha Consumido nas estatísticas, bem como em relatórios nas colunas Consumido por FLS, Consumido em movimento, Consumido sem movimento, Consumo médio, etc. No Wialon para Android/iOS, a opção ativada permite ver os dados do nível de combustível na seção da unidade.

A opção não influencia os alertas sobre abastecimento e drenagem de combustível, ou seja, se a opção estiver desativada, essas notificações poderão ser acionadas.

Ao usar este sensor, o consumo de combustível é calculado com base no nível de combustível no tanque de acordo com a seguinte fórmula: [valor do nível de combustível no início do intervalo] − [valor no final do intervalo] + [abastecimentos] − [drenos] (os drenos são subtraídos se a opção Desconsiderar dreno do consumo de combustível estiver ativada nas configurações do relatório).

Diferentes tabelas de relatórios têm intervalos diferentes. Para obter mais informações sobre os intervalos, consulte a descrição das tabelas.

Configurações basicas

As configurações basicas do sensor de nível de combustível incluem três opções.

Tipo de filtração

Essa opção permite filtrar os valores do sensor para evitar dados discrepantes (alterações repentinas no nível de combustível: aumentos ou quedas). A filtragem é levada em consideração em relatórios (em tabelas e gráficos ao exibir linhas suavizadas), em tarefas de envio de informações de nível de combustível e em alertas sobre abastecimento de combustível e drenos.

A lista suspensa contém três itens:

ItemDescrição
NenhumSelecione esse item se os dados não exigirem filtragem.
Filtração de mediana

Ao selecionar a filtragem média, especifique o nível da filtragem, ou seja, o quanto os dados devem ser suavizados. Geralmente se usam valores de 0 a 5.

Se o nível de filtragem for igual a 0, a suavização é realizada com base em três mensagens. Em outros casos, o número de mensagens com base nas quais a suavização deve ser realizada é calculado da seguinte forma:

  • se o valor do campo for um número ímpar de 1 a 255, ele é multiplicado por 5;
  • se o valor for um número par de 2 a 254, ele é multiplicado por 5 e 1 é subtraído do resultado.

Se o nível de filtragem for muito alto, os dados podem ficar distorcidos, portanto, não recomendamos especificar um valor superior a 8.

Filtração de mediana adaptativa

Ao selecionar a filtragem média adaptativa, não é necessários configurar mais nada. O algoritmo selecionará automaticamente um valor adequado baseado nos dados da unidade.

O algoritmo suaviza pequenas flutuações aleatórias no nível de combustível sem afetar variações significativas. Isso permite uma detecção mais eficaz de enchimentos e possíveis drenos de combustível e uma determinação mais precisa de seu volume.

A dica da unidade e as informações estendidas da unidade mostram valores de nível de combustível brutos, ou seja, os valores que ainda não foram filtrados.

Volume mínimo de abastecimento de combustível

O aumento mínimo no nível de combustível que deve ser considerado um abastecimento. O valor deste campo deve ser maior que 0 e pode ser fracionário.

Volume mínimo de dreno de combustível

A diminuição mínima no nível de combustível que deve ser considerada um dreno. O valor deste campo deve ser maior que 0 e pode ser fracionário.

Configurações avançadas

O sistema usa valores padrão para as configurações avançadas, mas você pode alterá-los, se necessário. Para fazer isso, ative a opção Configurações avançadas e edite os valores nos blocos Configurações gerais, Configurações de abastecimento e Configurações de drenos. Se a opção Configurações avançadas for desativada, os valores editados serão substituídos pelos valores padrão.

Configurações gerais

Calcular o consumo de combustível por tempo

Caso esta opção habilitada, todos os intervalos de tempo, independentemente de a unidade estar em movimento ou não, são incluídos no cálculo do consumo de combustível. Caso desabilitada, o nível de combustível nos intervalos sem movimento não é incluído no cálculo.

Para o cálculo de combustível baseado em tempo, deve-se ativar ao mesmo tempo as opções Calcular abastecimentos por tempo, Calcular drenos por tempo e Calcular o consumo de combustível por tempo.

Substituir valores inválidos por valores calculados matemáticamente

Esta opção fica disponível quando a opção anterior estiver ativada. Caso habilitada, os valores errôneos detectados no intervalo são substituídos pelos calculados matematicamente. Os dados indicados nas propriedades dos sensores de ignição, horas relativas e absolutas do motor (opção Consumo, l/h), e o valor do sensor de eficiência do motor são utilizados durante o cálculo matemático.

Ignorar mensagens depois de iniciar o movimento

Esta opção permite ignorar mensagens durante um número de segundos indicado no início do movimento para determinar o nível de combustível. Caso contrário, pode-se obter dados imprecisos devido a vários fatores. O início do movimento é registrado quando a velocidade mínima indicada no detector de viagem é atingida.

Configurações de abastecimento 

Calcular abastecimentos por tempo

Este método de cálculo é recomendado para unidades com alto consumo de combustível em marcha lenta (gerador, guindaste de torre, etc.). Quando esta opção está ativada, todos os intervalos de tempo são incluídos, independentemente das viagens/paradas.

Detectar abastecimentos de combustível somente quando o veículo estiver parado

Quando esta opção estiver habilitada, os abastecimentos são detectados apenas nas paradas, ou seja, quando a velocidade da unidade for inferior à mínima indicada na detecção viagem. Isso permite reduzir o número de falsos abastecimentoss causados, por exemplo, por flutuações no nível de combustível durante o movimento.

O nível de combustível inicial é obtido da primeira mensagem sem movimento ou da última mensagem com movimento.

Se algum valor for indicado no campo Tempo de espera para detectar volume final do abastecimento, os abastecimentos também serão detectados durante esse tempo após o término da parada.

Se o intervalo de tempo entre as paradas for menor que o indicado no campo Tempo de espera para separar abastecimentos consecutivos, tais paradas e os intervalos de movimento entre elas são considerados como uma única parada. O horário em que a primeira parada se inicia é considerado o início do abastecimento, e o horário após a última parada e o término do tempo limite é considerado o fim do abastecimento.

Tempo de espera para detectar volume de abastecimento final

Este campo fica disponível quando a opção anterior for ativada. Aqui pode-se indicar a duração das interrupções entre as entradas de combustível no processo de abastecimento. Para determinar o nível de combustível após o abastecimento, é utilizada a mensagem após o tempo limite indicado, mas não a última que corresponde ao abastecimento. Para determinar o volume de abastecimento, o sistema calcula a diferença entre o nível de combustível desta mensagem e a mensagem que antecede o início do abastecimento.

Calcular volume de abastecimento através de dados não tratados

Essa opção pode ser útil caso um nível de filtração de mediana alto for definido para suavizar os valores discrepantes dos valores do sensor de nível de combustível (consulte a opção Filtrar valores do sensor). Como resultado dessa filtragem, os valores do nível de combustível inicial e final e do volume de abastecimento são distorcidos. Sob certas condições, a opção permite substituí-los pelos valores calculados com base nos dados brutos, ou seja, os dados antes da suavização.

Se esta opção estiver habilitada, o sistema usa o seguinte algoritmo:

  • O volume de abastecimento (Vfilled) é calculado de acordo com a fórmula:
    Vfilled = Vmax  —  Vmin,
    onde:
    Vmax  é o nível máximo de combustível dentro do intervalo de abastecimento de acordo com os dados brutos;

           Vmin  é o nível mínimo de combustível dentro do intervalo de abastecimento de acordo com os dados brutos.

           Vmin também é considerado o nível inicial de combustível dentro do intervalo de abastecimento. Para calcular o nível final dentro deste intervalo, o volume de abastecimento (Vfilled) é adicionado ao nível inicial.

  • Caso o valor resultante do volume de abastecimento exceda o volume calculado com base em dados brutos, os valores do nível inicial e final e do volume de abastecimento são substituídos pelos novos. Caso contrário, os valores permanecem os mesmos.

Tempo de espera para separar abastecimentos consecutivos

Se esta opção estiver habilitada e mais de um abastecimento for detectado dentro de um curto intervalo de tempo, os abastecimentos são combinados em um, desde que o tempo entre eles não ultrapasse o tempo indicado nesta configuração.

Nos campos para indicar o valor da duração, pode-se inserir apenas 0 ou um número inteiro maior que 0.

É possível obter informações sobre abastecimentos executando o relatório de Abastecimentos de combustível, usando a tarefa Enviar informações de combustível por e-mail ou SMS, ou o alerta sobre abastecimentos de combustível.

Configurações de dreno

Calcular drenos por tempo

É semelhante à opção Calcular abastecimentos por tempo (veja acima).

Detectar drenos de combustível em movimento

Essa configuração só estará disponível se a opção anterior estiver ativada. A configuração permite detectar drenos não apenas durante as paradas, mas também durante o movimento, o que pode ser útil, por exemplo, para navios. No entanto, em muitos casos, a ativação desta opção pode resultar na detecção de falsos drenos devido a alterações no nível de combustível, em situações como a condução em terrenos acidentados.

Duração mínima da parada para detectar um dreno de combustível

Essa configuração só estará disponível se a opção Detectar drenos de combustível em movimento estiver desativada. Aqui você pode especificar a duração mínima do intervalo sem movimento que é seguido por uma diminuição do nível de combustível no tanque maior do que o volume mínimo de roubo de combustível indicado nas configurações básicas.

Calcular o volume furtado por dados brutos

É semelhante à opção Calcular volume de abastecimento através de dados não tratados (veja acima).

Tempo de espera para separar drenos consecutivos

Se esta opção estiver habilitada e for detectado mais de um dreno durante um curto intervalo de tempo, os drenos são combinados em um, desde que o tempo entre eles não ultrapasse o tempo indicado nesta configuração e o nível de combustível não tenha aumentado.

Nos campos para indicar o valor da duração, você pode inserir apenas 0 ou um número inteiro maior que 0.

É possível obter informações sobre drenos executando o relatório de Drenos de combustível, usando o trabalho Enviar informações de combustível por e-mail ou SMS ou através de alerta sobre drenos.


Caso encontre um erro no texto, selecione-o e aperte Ctrl+Enter.
Obrigado pelo seu feedback!
Reportar um erro
Texto com erro Comentário
Maximum 500 characters