Para que o usuário possa criar unidades:
- a opção Pode criar objetos deve estar habilitada nas propriedades de usuário;
- O serviço Usuários deve estar habilitado nas propriedades da conta na qual a unidade será criada.
Quando criar unidades, leve em consideração as seguintes particularidades:
- não é possível a criação de unidades na conta principal;
- não é recomendado criar unidades em uma conta com direitos de distribuidor.
Há três maneiras de criar unidades no Wialon:
- criar uma unidade manualmente;
- importar uma unidade de um arquivo WLP;
- importar unidades em massa de um arquivo XLSX ou CVS (conveniente para adicionar uma frota inteira ao Wialon).
Além disso, você pode transferir unidades de uma conta do Wialon para outra.
Criando uma unidade manualmente
Antes de começar, connecte e configure um aparelho (rastreador) em um veículo, equipamento estacionário ou qualquer outro objeto que você gostaria de monitorar. Você também pode usar um smartphone com um aplicativo rastreador (WiaTag, por exemplo) instalado.
O dispositivo deve enviar dados ao servidor. O endereço para onde tais dados serão enviados é mostrado automaticamente no campo Endereço do servidor após a especificação do tipo de aparelho na aba Básicas (veja o passo 2 abaixo).
Para criar uma unidade, siga esses passos:
- Selecione o modo Unidades e clique em Novo.
- Especifique as propriedades da unidade. Para conectar uma unidade ao sistema, você deve preencher no mínimo os seguintes campos na aba Básicas :
- Nome;
- Tipo de dispositivo;
- ID único.
Depois que você seleciona o tipo de dispositivo, o endereço IP e a porta do servidor para esse tipo são especificados automaticamente no campo Endereço do servidor. Configure seu dispositivo para que ele envie dados para o endereço do campo Endereço do servidor.
Se uma lista dos sensores mais usados estiver disponível para o tipo de dispositivo selecionado, você poderá vê-la na aba Sensores e adicionar os sensores necessários. Antes de adicionar, certifique-se de que o dispositivo envia os parâmetros especificados. Você também pode retornar à lista de sensores depois que o dispositivo começar a enviar mensagens. Nesse caso, a lista será refinada e atualizada de acordo com as mensagens recebidas.
- Salve as alterações.
- Vá para a aba Monitoramento, onde as unidades criadas são automaticamente adicionadas. Certifique-se que a unidade está conectada e enviando mensagens ao sistema. Neste caso, um símbolo verde será mostrado na linha da unidade na coluna Estado de conexão da lista.
Quando estiver criando unidades, o sistema de medidas usado para suas propriedades será o mesmo do especificado nas configurações de usuário. Para unidades existentes é possível alterar o sistema de medida somente usando a conversão.
Criando uma unidade a partir de um arquivo WLP
Se você tem um arquivo WLP com propriedades da unidades salvas será possível criar uma unidade com as propriedades já configuradas. Para isso, clique em Criar de WLP, selecione o arquivo e configurações que deseja adicionar às propriedades da unidade e clique em Seguinte.
Como resultado, uma nova unidade é criada e suas propriedades são abertas.
Se o tipo de aparelho especificado no arquivo WLP não estiver disponível para sua conta, o tipo de aparelho da unidade criada será automaticamente alterado para Wialon Retranslator.