Um direito de acesso é a capacidade de ver determinados objetos do sistema e realizar ações permitidas com eles. Os usuários do Wialon podem ter direitos de acesso aos seguintes macro-objetos do sistema:
- contas e recursos;
- usuários;
- unidades;
- grupos de unidades;
- rotas.
Os direitos de acesso podem ser concedidos aos usuários de todos os tipos de contas e em qualquer nível da hierarquia. Como regra, um usuário de nível superior concede direitos de acesso a um de nível inferior. É possível conceder ou limitar direitos de acesso na aba Acesso nas propriedades do usuário ou do macro-objeto ao qual o usuário deve receber os direitos. Leia mais sobre esse processo e suas particularidades aqui.
Os direitos de acesso são divididos em padrão e especiais.
Os direitos padrão são direitos de acesso relacionados às ações que o usuário pode realizar com todos os macro-objetos. Existem 16 desses direitos no sistema, entre eles: Visualizar objeto e suas propriedades básicas, Gerenciar acesso a este objeto, Excluir objeto e outros.
Direitos especiais são direitos de acesso apenas para um determinado tipo de macro-objetos. Os usuários podem, por exemplo, ter o direito de acesso Criar, editar ou excluir intervalos de serviço para uma unidade, o direito Agir como dado usuário para outro usuário, o direito Criar, editar ou excluir cercas geográficas para um recurso e assim por diante.
Para obter mais informações sobre direitos de acesso padrão e especiais a diferentes tipos de macro-objetos, consulte as seguintes páginas:
- Direitos de acesso a contas e recursos;
- Direitos de acesso do usuário;
- Direitos de acesso à unidade;
- Direitos de acesso do grupo de unidades;
- Direitos de acesso à rota.