Para calcular o consumo de combustível, o sistema usa os dados processados nas etapas de preparação de dados e Filtragem.
O consumo de combustível por FLS (Vconsumido) é calculado de acordo com a fórmula:
Vconsumido = Viniciall − Vfinal + Vabastecido
onde:
Vinicial é o volume de combustível no início do intervalo;
- Vfinal é o volume de combustível no final do intervalo;
- Vabastecido é o volume de combustível abastecido no intervalo.
Duas opções e um caso especial estão intimamente ligados ao cálculo do consumo:
- a opção Substituir valores inválidos por aqueles calculados matematicamente;
- a opção Excluir drenos do consumo de combustível;
- um caso em que o início ou fim do intervalo divide um abastecimento ou dreno em mais de uma parte.
Opção "Substituir valores inválidos por aqueles calculados matematicamente"
Esta opção aparece na seção Configurações gerais das propriedades do sensor.
Esta opção permite substituir os valores inválidos calculados com base nos dados FLS por valores calculados matematicamente. O cálculo matemático usa dados especificados nas propriedades dos sensores de ignição, de horas relativas e absolutas do motor (na opção Consumo, l/h), bem como o valor do sensor de eficiência do motor.
Valores inválidos são detectados da seguinte maneira:
- se o volume de combustível consumido calculado para o intervalo conforme a fórmula acima for maior que 0 ou igual a 0, o valor é considerado correto;
- se o valor do volume for negativo, ele é considerado inválido e o cálculo matemático é usado para o intervalo.
Opção "Excluir drenos do consumo de combustível"
Esta opção está disponível na seção Geral das propriedades do modelo de relatório e determina se um roubo de combustível é considerado como consumo de combustível ao calcular vários indicadores. Esta opção permite excluir desvios de consumo de combustível relacionados aos drenos detectados.
Pode ser necessário desabilitar esta opção nos casos em que o a retirada de combustível é autorizada, como por exemplo, quando veículos agrícolas são abastecidos por um tanque de reabastecimento e o usuário deseja saber o total do combustível consumido durante o período de tempo especificado.
Como um abastecimento e um dreno são detectados se forem divididos por um intervalo
Vamos analisar este caso no exemplo de um abastecimento de combustível. No exemplo, o início do intervalo divide o abastecimento em duas partes.
Neste caso, a segunda mensagem do intervalo é considerada a mensagem inicial do abastecimento. Esta mensagem mostra que o nível de combustível aumentou em relação ao valor anterior. A primeira mensagem serve como referência e é usada para determinar o delta (d = Vatual - Vanterior) da segunda. O delta da primeira mensagem não pode ser calculado porque não há mensagem anterior. A mensagem final do abastecimento não mudou.
Neste cálculo, o volume de abastecimento é reduzido em comparação com um abastecimento que não é dividido porque a mensagem inicial do abastecimento é uma mensagem posterior.
O tempo de abastecimento pode permanecer o mesmo, como se o abastecimento não tivesse sido dividido, ou pode ser deslocado para um momento posterior. Isso depende se o tempo de abastecimento "não dividido" cai dentro do intervalo. Se assim for, o tempo de abastecimento permanece o mesmo.