Alguns tipos de sensores têm propriedades adicionais descritas abaixo.
Nível de filtragem
É possível indicar o nível de filtragem para os seguintes tipos de sensores:
- sensor de tensão;
- sensor de peso;
- acelerômetro;
- sensor de temperatura;
- sensor de rotações do motor;
- sensor de nível de combustível de impulso;
- sensor personalizado.
Esta opção permite aplicar o algoritmo de suavização aos valores do sensor. No campo, indique o nível dessa suavização: de 0 a 255. O nível de filtragem é indicado individualmente para cada sensor.
O nível de filtragem é considerado apenas em relatórios (em tabelas e gráficos).
Você pode encontrar informações sobre a filtragem dos valores do sensor de nível de combustível aqui.
Tempo de espera
É possível especificar um tempo de espera para os seguintes tipos de sensor:
- sensor de ignição de motor;
- sensor de eficiência de motor;
- sensor de movimento em tempo real;
- modo privado;
- sensor personalizado;
- sensor digital personalizado.
A opção Tempo de espera é aplicada apenas a dados históricos (relatórios). A opção é usada para procurar intervalos inválidos durante a operação do sensor. Se um intervalo entre duas mensagens com dados do sensor for maior que o valor especificado na opção Tempo de espera, o intervalo é considerado inválido e removido do relatório. Nesse caso, a mensagem antes do intervalo inválido torna-se o final do intervalo e a mensagem após o intervalo inválido torna-se o início do próximo. O tempo de espera é especificado em segundos.
Ao especificar 0 neste campo ou deixá-lo em branco, a opção será considerada desabilitada.
Exemplo. Suponha que as mensagens de dados de um sensor digital personalizado foram recebidas às 22:00, 22:30, 07:30 e 08:00. Se a opção Tempo de espera estiver habilitada, o relatório mostra um intervalo contínuo entre 22:00 e 08:00. Ao especificar um tempo de espera de 1 hora (3600s), vários intervalos serão formados. Como a diferença entre a primeira e a segunda mensagem é inferior a uma hora, elas formam o primeiro intervalo (das 22:00 às 22:30). A diferença entre a segunda e a terceira mensagem é superior a uma hora, portanto este intervalo (das 22:30 às 07:30) é considerado inválido e não é levado em consideração. A diferença entre a terceira e a quarta mensagens é inferior a uma hora, portanto elas formam o segundo intervalo (das 07:30 às 08:00).
Consumo
Esta opção é utilizada para calcular matematicamente o consumo de combustível para os sensores dos tipos Ignição do motor, Horas absolutas do motor e Horas relativas do motor.
Se a ignição estiver desligada, o consumo é considerado 0 l/h.
VInculação de sensores de eficiência do motor
Esta opção está disponível para sensores de ignição, de horas de motor relativas e absolutas, e permite vincular a eles os sensores de eficiência do motor da unidade. Uma vez vinculados, os valores desses sensores são levados em consideração no cálculo do consumo de combustível. Selecione o sensor ou sensores que deseja vincular. Para selecionar todos os sensores de uma vez, pressione Ctrl e clique em qualquer sensor. Se nenhum sensor for selecionado, o cálculo é realizado levando em consideração todos os sensores apropriados criados para a unidade.
VInculação de sensores do motor
Esta opção está disponível para sensores de nível de combustível e permite vincular a eles os sensores do motor da unidade (sensores de ignição, de horas absolutas do motor e de horas relativas do motor). Uma vez vinculados, os valores desses sensores são levados em consideração no cálculo do consumo de combustível. Selecione o sensor ou sensores que deseja vincular. Para selecionar todos os sensores de uma vez, pressione Ctrl e clique em qualquer um deles. Se nenhum sensor for selecionado, o cálculo é realizado levando em consideração todos os sensores apropriados criados para a unidade.
Calcular o consumo de combustível con base no sensor
Esta opção está disponível para sensores de consumo de combustível de impulso, sensores de consumo absoluto de combustível e sensores de consumo instantâneo de combustível. Se a opção estiver habilitada, os dados calculados pelos sensores são incluídos na linha Consumido nas estatísticas. Abaixo será explicado como o consumo de combustível é calculado por cada um desses sensores.
A opção não influencia os alertas sobre abastecimento e roubo de combustível, ou seja, se a opção estiver desativada, esses alertas poderão ser acionados.
Abaixo, você pode saber como o consumo de combustível é calculado por cada um desses sensores.
Sensor de consumo de combustível de impulso
Quando o consumo de combustível é calculado por este sensor, os valores das mensagens anteriores e atuais são levados em consideração. O valor anterior é subtraído do atual e, se necessário, a tabela de cálculo é aplicada ao valor resultante. A soma dos valores recebidos no intervalo corresponde à quantidade de combustível consumida.
Para calcular o consumo de combustível, um sensor desse tipo deve ter uma tabela de cálculo de impulsos para litros (ou galões).
Sensor de consumo absoluto de combustível
Este sensor mostra o consumo de combustível durante todo o período de operação do veículo. O consumo de combustível é calculado por este sensor da seguinte forma: o valor do sensor no início do intervalo é subtraído do valor do sensor no final do intervalo e, se necessário, é aplicada a tabela de cálculo.
Sensor de consumo instantâneo de combustível
Se este tipo de sensor for utilizado, o dispositivo envia mensagens que contêm a quantidade de combustível consumida desde a mensagem anterior até a atual. Assim, para determinar o consumo de combustível em um intervalo, os valores do InsFCS são somados.
Por exemplo, o dispositivo enviou três mensagens com os seguintes valores: х1 = 0,01 l, х2 = 0,023 l, х3 = 0,048 l. O consumo de combustível durante este intervalo é: х1 + х2 + х3 = 0,01 + 0,023 + 0,048 = 0,081 (l).
Calcular dados de acordo com o sensor
Essa opção está disponível para o sensor de nível de combustível e para o sensor de nível de bateria. Consulte a descrição na página Configurações adicionais do sensor de nível de combustível.
Máximo de impulsos
Esta opção é exibida para sensores de consumo de combustível de impulso e fica disponível quando a opção Calcular consumo de combustível com base no sensor está habilitada. Se houver um limite após o qual o contador de impulsos é zerado (transbordamento), é possível indicá-lo neste campo. O valor deve ser inteiro e maior ou igual a zero. No entanto, se existir um limite indicado, os cálculos não terão sentido em caso de uma redefinição de emergência. Neste caso, o limite especificado deve ser igual a zero.
Ignorar o primeiro valor nulo
Esta opção é exibida para sensores de consumo de combustível de impulso e fica disponível quando a opção Calcular consumo de combustível com base en sensor está habilitada. Se a opção Ignorar o primeiro valor nulo estiver ativada e o valor do campo Impulsos máximos for 0, a diferença entre os valores atuais e anteriores do sensor é levada em consideração no cálculo do consumo de combustível. Se o valor do campo Impulsos máximos for diferente de zero, a opção Ignorar o primeiro valor zerado não é considerada no cálculo do consumo de combustível.
Com transbordamento
Esta opção está disponível para os sensores que podem ser influenciados por reinicializações ocasionais (sensores de quilometragem, de horas do motor absolutas, sensores de consumo absoluto de combustível). Quando esta opção está habilitada, o sistema usa o seguinte algoritmo. O valor da mensagem mais recente é comparado com o anterior. Se o valor for maior que o anterior, sua diferença é adicionada ao valor anterior. Se for menor, o valor da mensagem mais recente é adicionado. Este algoritmo garante que as reinicializações sejam levadas em consideração e que os dados corretos sejam obtidos.
Transbordamento por dados não tratados
Esta opção aparece apenas para sensores de contador diferencial com transbordamento de dados. Se estiver ativado, os dados brutos são analisados primeiro e, em seguida, a tabela de cálculo é aplicada. Isso significa que os dados brutos (e não os dados processados com a tabela de cálculo, como ocorre quando a opção está desabilitada) são usados para estimar o transbordamento.
Validar separação
Esta propriedade está disponível para os sensores de vinculação de motorista ou reboque. Se a opção estiver ativada, um motorista vinculado à unidade pelo método automático pode ser separado dela somente se um valor em branco ou um código de separação for recebido do mesmo parâmetro usado para vincular o motorista. Se a opção estiver desativada, o valor em branco ou o código de separação recebido de qualquer sensor resultará na separação de todos os motoristas vinculados à unidade. O mesmo se aplica aos reboques.
Código de separação
Esta propriedade também é aplicável aos sensores de vinculação de motorista ou reboque. É possível digitar um código personalizado no campo Código de separação. Se o código for especificado, a separação de motorista/reboque é realizada quando um valor em branco ou o código de separação for recebido.
Somente valores de texto ou inteiros de parâmetros (incluindo após conversão) podem ser usados como código de separação. Em outros casos, o valor do sensor é arredondado e a separação automática não funciona.
Um número composto por muitos caracteres pode ser indicado como um código de separação se um parâmetro long ou de texto que não for uma expressão for selecionado para o sensor sem aplicar a tabela de cálculo.
Não mostrar a posição da unidade
Esta opção é relevante para sensores digitais do tipo Modo privado. Sua ativação permite ocultar as informações sobre a localização da unidade no painel de monitoramento, no mapa, em relatórios, nos percursos, etc. caso seja detectada uma viagem em modo privado. Ao lado da legenda de tal unidade, no mapa e no painel de monitoramento, o ícone é exibido e a última localização conhecida é mostrada ao invés da atual. A quilometragem, as horas do motor e outros dados da unidade não são afetados. Veja mais detalhes aqui.
A opção se aplica apenas a mensagens recebidas da unidade depois de ela ter sido ativada. Desativar a opção não retorna as coordenadas para as mensagens em que estavam ocultas enquanto a opção estava ativada.
Ao utilizar esta opção, é recomendável habilitar a exibição da legenda da unidade no mapa.
Parâmetros de texto
Esta opção está disponível apenas para sensores personalizados. Deve ser ativada se o sensor enviar parâmetros de texto ao invés de numéricos. Nesse caso, na tabela de intervalos e cores, é possível listar tais parâmetros e dar-lhes descrições mais amplas. Por exemplo, um dispositivo envia os parâmetros error1, error2, error3, etc. De acordo com a documentação do dispositivo, é possível especificar a descriptografia para cada parâmetro (ou seja, fonte de alimentação desconectada, dados inválidos etc.). Além disso, é possível usar o caractere especial * (asterisco) que substitui qualquer combinação de caracteres. Por exemplo, pode-se indicar que o valor error* deve ser sempre exibido como Error.