Fleetrun
Hecterra
NimBus
Outras aplicativos
Wialon for Android/iOS
Logistics
Wialon Local
Wialon Hosting
WiaTag
Configurator
LeaseControl
pt
Conteúdo
Concedendo direitos de acesso
  • access_rights

Para conceder direitos de acesso a outros usuários, deve-se ter os seguintes direitos de acesso:

  • Gerenciar os direitos de acesso do usuário ao usuário a quem você deseja conceder direitos de acesso;
  • Gerenciar o acesso a este objeto ao objeto ao qual deseja-se conceder ao usuário.

É possível conceder direitos de acesso a uma unidade, grupo de unidades ou recurso (conta) nas propriedades desse objeto ou nas propriedades do usuário a quem o acesso é concedido. Direitos de acesso a usuários e rotas podem ser concedidos a um usuário somente nas propriedades do usuário. Esses dois métodos e as particularidades da concessão de direitos serão descritos a seguir.

Em todos os casos, a aba Acesso nas propriedades do objeto é usada para conceder direitos de acesso. Também é possível usar essa aba para ver quais direitos de acesso ao objeto já foram concedidos.

Conceder direitos de acesso através das propriedades do usuário

É possível usar esse método quando o objetivo é que um usuário receba ao mesmo tempo direitos de acesso a vários objetos de um tipo. Além disso, esta é a única forma de conceder direitos de acesso a rotas e a outros usuários.

Para conceder direitos de acesso através das propriedades do usuário, siga as etapas abaixo.


  1. Abra a aba Acesso nas propriedades do usuário que deve obter direitos de acesso ao objeto.
  2. Selecione o tipo de objeto ao qual o usuário deve ter acesso: unidades, grupos de unidades, usuários, recursos ou rotas.

  3. Se necessário, use o filtro dinâmico por nome do objeto. Dependendo do tipo de objeto é possível usar outros critérios de pesquisa: por criador, conta à qual o objeto pertence, grupo de unidades, ID único, etc. A lista desses critérios está acima do campo de pesquisa. Além disso, usando os ícones e , é possível classificar os objetos na lista por direitos de acesso ou alfabeticamente, respectivamente.

    Se a lista contiver mais de 1.000 objetos, só é possível classificá-la em ordem alfabética.


  4. Na lista, selecione o objeto ao qual o usuário deve ter acesso. A lista exibe apenas os objetos aos quais já se possui o direito Gerenciar acesso a este objeto. Selecione vários objetos mantendo pressionada a tecla Ctrl ou Shift para dar ao usuário os mesmos direitos de acesso a eles.
  5. Marque os direitos de acesso que o usuário deve ter ao objeto ou objetos selecionados. As caixas de seleção podem ser exibidas em duas colunas: a primeira coluna mostra sua seleção, já a segunda coluna mostra a seleção aplicada antes de fazer as alterações. Para marcar todos os direitos de acesso disponíveis, clique em um deles mantendo pressionada a tecla Ctrl.A lista de direitos de acesso disponíveis e o conjunto de ações que esses direitos permitem dependem do tipo de objeto. Veja a descrição de cada um deles nas respectivas páginas da seção Direitos de acesso. Também é possível usar modelos para selecionar os direitos (veja mais).
  6. Salve as alterações.

Conceder direitos de acesso através das propriedades do objeto

É possível utilizar esse método caso a intenção seja que vários usuários obtenham direitos de acesso ao mesmo objeto.

Para conceder direitos de acesso através das propriedades do objeto, siga as etapas abaixo.

  1. Abra a aba Acesso nas propriedades do objeto ao qual os usuários devem ter acesso.
  2. Se necessário, use o filtro dinâmico por nome de usuário, criador ou conta. Usando os ícones  e , é possível classificar os usuários por seus direitos de acesso ou por ordem alfabética, respectivamente.
  3. Selecione um ou vários usuários que devem ter acesso ao objeto. A lista exibe apenas os usuários para os quais se tem o direito Gerenciar direitos de acesso do usuário. Para selecionar vários usuários de uma vez e conceder os mesmos direitos de acesso a eles, mantenha pressionada a tecla Сtrl ou Shift ao selecionar.
  4. Marque os direitos de acesso que o usuário ou usuários selecionados devem obter ao objeto. As caixas de seleção podem ser exibidas em duas colunas: a primeira mostra sua seleção, a segunda mostra a seleção aplicada antes de fazer as alterações. Para selecionar todos os direitos, clique em um dos botões mantendo pressionada a tecla Ctrl. A lista de direitos de acesso disponíveis e o conjunto de ações que esses direitos permitem dependem do tipo de objeto. Veja a descrição de cada um deles nas respectivas páginas da seção Direitos de acesso. Também é possível usar modelos para selecionar os direitos (veja mais).
  5. Salve as alterações.

Particularidades da concessão de direitos de acesso

Ao conceder direitos de acesso, considere as seguintes regras de hierarquia:

  • O criador tem todos os direitos de acesso ao objeto. Eles podem ser limitados apenas por um usuário de uma conta de nível superior.
  • Não é possível conceder mais direitos de acesso a um usuário do que o criador desse usuário tem para o mesmo objeto.
  • Um usuário não pode conceder mais direitos de acesso do que ele tem a outros usuários. Além disso, para passar direitos de acesso, é preciso possuir os direitos Gerenciar direitos de acesso do usuário e Gerenciar acesso a este objeto.

Se um usuário tiver direitos de acesso a um grupo de unidades, não será possível privá-lo dos direitos a uma unidade pertencente a esse grupo até que essa unidade seja removida do grupo.

Alguns direitos de acesso só podem ser concedidos em combinação com outros. Por exemplo, sem o direito de acesso Visualizar propriedades básicas, nenhum outro direito pode ser concedido. Caso qualquer outro direito da lista for selecionado, o direito Visualizar propriedades básicas será selecionado automaticamente e não será possível remover a seleção desse direito caso outros direitos forem selecionados.

Direitos de acesso às unidades podem ser concedidos automaticamente através de trabalhos e alertas.

Caso encontre um erro no texto, selecione-o e aperte Ctrl+Enter.
Obrigado pelo seu feedback!
Reportar um erro
Texto com erro Comentário
Maximum 500 characters