O rastreamento é realizado com a ajuda de dispositivos GPS e GLONASS, além de software especial com recursos semelhantes.
Configurando equipamentos
Os dados dos dispositivos devem ser enviados para o servidor do Wialon. A frequência de coleta e envio de dados, bem como os parâmetros nele contidos e a correção geral, dependem de como o dispositivo está configurado. Um dispositivo pode ser configurado remotamente ou conectado a um computador através de um programa de configuração especial que está especificado no manual fornecido com o dispositivo (o manual pode ser fornecido pelo vendedor/fabricante do dispositivo).
As configurações necessárias para o equipamento são o endereço IP e a porta que corresponde ao modelo de dispositivo em questão.
O endereço IP do servidor e a porta do equipamento são detectados automaticamente e exibidos na aba Geral das propriedades da unidade ao selecionar o tipo de dispositivo.
A porta também é especificada em nosso site na seção Equipamentos. Encontre seu dispositivo, clique nele e consulte a aba Informações para obter o número da porta.
Configurando o Wialon
Se o dispositivo estiver configurado corretamente e enviando dados para o Wialon, crie uma unidade no sistema para vê-lo no mapa. Ao criar a unidade, preste atenção aos parâmetros necessários:
- nome (qualquer texto),
- tipo de dispositivo (escolha na lista suspensa ou digite no teclado),
- ID único (número de identificação do dispositivo),
- número de telefone no formato internacional do cartão SIM utilizado neste dispositivo.
A senha de acesso deve ser especificada somente se o dispositivo possuir criptografia adicional dos dados transmitidos.